Posted on

Dicas para o seu filho parar de fazer xixi na cama!


Por que as crianças sempre fazem xixi na cama? A explicação está relacionada ao desenvolvimento neuropsiquiátrico das crianças. Quando pequenas, elas ainda não têm condições de controlar a saída da urina, por isso, a necessidade do uso de fraldas. Aos cinco anos, a maioria deles não precisa mais usar fraldas e é capaz de “segurar” o xixi enquanto dorme. No entanto, algumas crianças sofrem de enurese noturna, portanto, o vazamento de urina não pode ser evitado. Neste blog, vamos explicar o que é enurese noturna, além de elencar por quais motivos a criança faz xixi na cama e dar algumas dicas práticas para que o seu filho deixe de molhar os lençóis e o colchão o quanto antes. 

O que é Enurese Noturna?

A enurese noturna refere-se à incontinência urinária noturna em crianças com mais de 5 anos de idade. Em muitos casos, eles nem têm doença renal ou disfunção da bexiga. No entanto, eles ainda não conseguem “reter” a urina enquanto dormem. Portanto, é necessário encontrar a causa do problema para tratá-lo adequadamente.⠀⠀⠀⠀⠀

Como evitar que seu filho pare de fazer xixi enquanto dorme?

Separamos algumas dicas úteis e práticas abaixo para evitar que seu filho faça xixi na cama enquanto descansa, confira: 👇

Não dê líquidos antes da criança ir dormir
 O consumo de líquidos deixará a bexiga cheia. Assim, vai ser difícil para a criança “segurar” o xixi durante o sono.

Leve a criança para fazer xixi antes de dormir
 Esvaziar a bexiga antes de dormir é uma excelente ideia, uma vez que contribui para o controle da urina no período noturno.

Jamais recorra às fraldas
 Se o seu filho não está na idade de usar fraldas, não há motivo para você recorrer a elas na hora de colocá-lo para dormir, isso pode constrangê-lo, o que só vai piorar a situação.

Habitue o seu filho a fazer xixi durante o dia
O ideal é que a criança faça xixi de três em três horas durante o dia. Portanto, incentive o seu filho a ir ao banheiro para auxiliar no controle da bexiga na hora do sono.

Não culpe a criança
 Culpar a criança não vai resolver o problema. Pelo contrário, pode agravar a situação. Lembre-se: seu filho está em fase de desenvolvimento. Logo, é natural que “acidentes” ocorram.

Tenha cuidados com comidas e bebidas que irritam a bexiga
Especialmente à noite, as comidas muito salgadas devem ser evitadas, pois dão mais sede. Cafeína e bebidas cítricas também não são recomendadas, uma vez que irritam a bexiga.

Observe se o seu filho está com prisão de ventre
 Fezes difíceis de serem eliminadas vão exercer uma pressão maior sobre a bexiga e comprometer a normalidade de seu funcionamento. Como vimos, o problema é uma das causas do descontrole urinário.

Procure o pediatra, se necessário
 Caso as medidas acima não funcionem e o seu filho já tenha completado cinco anos, é recomendado procurar ajuda médica. O mesmo é aconselhado quando a criança volta a fazer xixi na cama com frequência, após alguns meses sem urinar durante o sono. Nessa situação, apenas o médico poderá realizar o correto diagnóstico e prescrever o tratamento adequado, se julgar necessário. Os cuidados podem envolver a medicação e um trabalho de cunho comportamental, a depender de cada caso.

Passada a fase da micção noturna, é hora de comprar um colchão novo para o seu filho. Para acertar na escolha, alguns critérios precisam ser observados, tais como optar por um produto adequado ao peso da criança, de alta qualidade e durabilidade. Assim, as boas noites de sono do seu pequeno estarão garantidas, e vocês já sabem né, aqui temos as melhores marcas de colchões para toda família. 😉

**Entendeu por que a criança faz xixi na cama? É preciso ficar atento e, se necessário, buscar ajuda médica. Porém, com paciência, diálogo e incentivo, logo o seu pequeno se livrará das fraldas ou do incômodo que é acordar com as roupas íntimas molhadas.**