Posted on

PROBLEMAS QUE O COLCHÃO COM MAIS DE 5 ANOS DE USO PODE CAUSAR A SUA SAÚDE!

 Existem vários fatores que influenciam na qualidade de seu sono, como a luminosidade, temperatura e ventilação do ambiente, seu estado emocional e até a utilização do computador e celular antes de ir dormir.

  Além desses, existe outro fator que influencia diretamente na qualidade do sono, mas que talvez você nem saiba: o seu colchão. Se estiver novo e for bom, ele consegue influenciar positivamente em suas noites de descanso. Já se tiver 5 anos ou mais de uso, ele pode causar diversos problemas para o seu sono.

  Pensando nisso, listamos quais os principais problemas que um colchão com muito tempo de uso pode causar no sono para que você entenda a importância de trocar o produto com o passar do tempo. Confira!

  • Diminui o conforto durante o sono

  Um colchão velho (com 5 anos ou mais de uso) não consegue mais oferecer o conforto que já lhe forneceu um dia, pois ele se desgasta com o passar do tempo. O produto pode, por exemplo, ficar bem mole ou acumular ácaros.  Assim, ele oferece pouco conforto durante o sono, prejudicando diretamente o seu descanso e, em vez de recarregar suas energias, pode até provocar dores em seu corpo no dia seguinte.

  • Piora a qualidade do sono

  É uma delícia deitar na cama depois de um dia longo, dormir e acordar somente no dia seguinte, certo? Mas, com um colchão velho dificilmente isso acontece. Como ele está danificado e não oferece muito conforto, você pode demorar para encontrar uma posição confortável e ainda acordar à noite devido a essa falta de aconchego. Os colchões que estão com ácaros acumulados podem provocar reações alérgicas e causar ainda mais despertares noturnos.

  • Causa insônia

  Em certos casos, além de causar despertares noturnos, o colchão velho pode fazer com que o sono nem chegue. Ou seja, a pessoa se revira na cama diversas vezes, mas não consegue dormir. Quando a insônia ocorre por outros problemas, é recomendado que a pessoa se levante e vá fazer algo, como ler um livro, até que o sono apareça. Entretanto, quando a insônia é causada pelo colchão velho, dificilmente essa tática funciona. Afinal, quando se deitar, o indivíduo vai continuar sentindo o mesmo desconforto de antes, ele pode até dormir, mas provavelmente acordará durante a noite.

  • Pode provocar irritabilidade e indisposição

  Com noites mal dormidas, você não vai descansar de verdade. Então, no dia seguinte pode sentir cansaço, dores nas costas, nos braços, pernas e até irritabilidade devido à falta de relaxamento. Isso é muito negativo para sua vida, pois atrapalha seus estudos, trabalho e a realização de outras atividades cotidianas, ou seja, além de atrapalhar suas noites, o colchão velho também prejudica o seu dia a dia. Por isso é tão importante prestar atenção à condição do seu colchão e não continuar com ele quando não receber mais o conforto necessário para uma boa noite de sono.

**Se você não sabe como identificar um colchão velho que precisa ser trocado para não causar problemas em seu sono e cotidiano, está tudo bem. Confira agora quais são todos os sinais de que é o momento ideal para você trocar o seu colchão!**