Posted on

PORQUE É TÃO GOSTOSO COCHILAR DEPOIS DO ALMOÇO?

 

Já se foi o tempo em que dormir após o almoço era sinônimo de gente preguiçosa e sem pique para realizar as tarefas diárias. Hábito comum da cultura espanhola e italiana, a famosa “sesta” (ou soneca após o almoço), pode fazer bem à saúde e melhorar o rendimento no restante do dia. Uma pesquisa da faculdade norte-americana Allegheny College recrutou 85 pessoas que foram separadas em dois grupos. Um deles deveria dormir por 45 minutos após o almoço, enquanto o outro permanecia acordado. Todos os participantes foram submetidos a testes de estresse e, após avaliação dos resultados, foi constatada uma baixa pressão arterial no grupo que descansou. 

O sono depois do almoço possui efeitos reparadores, o que influencia na renovação cerebral. O objetivo desse cochilo é liberar espaço para armazenar informações e priorizar a absorção de novos conhecimentos.  O sono após o almoço oferece alguns benefícios físicos, como o aumento da disposição e a diminuição do cansaço, além de melhorar o desempenho cognitivo.

MAS POR QUE ISSO ACONTECE? 

As pessoas costumam sentir sono após o almoço, pois é o período em que o corpo está relaxado e o cérebro está trabalhando com maior lentidão, já que durante a digestão parte do fluxo sanguíneo é desviado para o estômago, moderando a capacidade de sangue em outras áreas como o cérebro e os músculos.

No entanto, alertamos que o sono é importante, desde que não exceda a um determinado tempo. O ideal é que se descanse no período de 30 minutos no caso de adultos e no máximo 2 horas no caso das crianças, já que ultrapassando esse tempo a pessoa pode sofrer com a falta de sono noturno e, consequentemente, com um resultado inverso.

FIQUE ATENTO

Tirar aquela soneca após o almoço não faz mal a ninguém, mas quando se trata do horário de trabalho ou estudo, é bom ficar atento. Quando os cochilos passam a ser constantes no dia-a-dia, isso pode ser um indício de que algo está errado. Embora uma sonolência passageira logo após o almoço possa estar ligada ao processo digestivo, a melhor medida talvez seja a busca por um diagnóstico mais preciso, realizado por um profissional especializado.